Categories
Notícias

Seguro DPVAT: dúvidas e respostas de como funciona

Você sabe como funciona o seguro DPVAT? No início de cada ano, o proprietário do carro deve pagar esta taxa junto com o IPVA. Esta regra se aplica a proprietários de carros particulares, motocicletas, táxis, táxis, ônibus, micro-ônibus, caminhões e tratores.

O seguro DPVAT 2022 está em vigor desde a década de 1970 e é considerado uma importante ferramenta de proteção para todos os brasileiros em caso de acidente de trânsito.

O DPVAT existe há mais de 40 anos, mas ainda levanta algumas dúvidas entre motoristas, motociclistas e pedestres de todo o país.

Para ajudá-lo a solucionar todas as suas dúvidas sobre este assunto, criamos um guia completo, que inclui o conteúdo principal, como ativar o seguro e as dúvidas mais comuns sobre este seguro obrigatório.

Como esse seguro é obrigatório, você deve entender para onde vai o valor, entender a função e a cobertura desse benefício. Você quer aprender mais? Então leia este artigo até o fim e tire suas dúvidas!

Primeiramente é importante que você saiba o que é o seguro DPVAT 2022, confira a seguir.

O que é Seguro DPVAT?

Seguro DPVAT

O Seguro DPVAT (Lesões Corporais Causadas por Veículos Automotores Terrestres) foi instituído pela Lei nº 6.194 de 1974 para oferecer seguro de morte, invalidez permanente ou assistência médica por acidente de trânsito em todo o país.

Este seguro é obrigatório e deve ser pago anualmente pelo proprietário do carro. Se não for recolhido, o veículo não receberá a devida autorização. Portanto, o proprietário deve ser punido por lei.

Para que serve o seguro DPVAT?

Na prática, o DPVAT é utilizado para custear danos corporais causados ​​por acidentes de trânsito e dar suporte a todos os cidadãos brasileiros, independentemente de seus autores.

Como apenas cerca de 22% da frota nacional de aeronaves possui algum tipo de seguro, o seguro apenas começou a apoiar as cabines que não são tão populares economicamente.

Existe um valor fixo a ser pago destinado ao seguro DPVAT?

O valor do seguro varia de acordo com o tipo de veículo. Além disso, como o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) determina a taxa de arrecadação todos os anos, a taxa muda a cada ano.

Quais as coberturas o seguro DPVAT oferece?

Além de prestar assistência médica aos sinistrados, o seguro DPVAT 2022 também prevê indenização às vítimas de morte e invalidez permanente em acidentes de trânsito. A cobertura aplica-se apenas a sinistros causados ​​por veículos com motor próprio, não incluindo bicicletas, trens, navios e aviões.

Beneficiados com o Seguro DPVAT

Seguro DPVAT

Em caso de morte, o cônjuge é herdeiro da vítima, se for uma deficiência permanente: a própria vítima e também em caso de reembolso de despesas médicas da própria vítima.

O que devo fazer em caso de acidente para solicitar e receber o seguro DPVAT?

O procedimento é simples, portanto, não é necessária a ajuda de intermediários (como advogados). Basta apresentar o pedido de indemnização num dos postos de atendimento DPVAT de acordo com o tipo de indemnização e apresentar os documentos necessários.

Você pode conferir a lista completa de documentos no site da Susep ou ligando para 0800-022-1204 ou no site pitoresco 2022. A solicitação pode ser feita dentro de 3 anos após o acidente.

Documentos necessários para dar entrada no recurso seguro DPVAT:

Os documentos necessários para a efetivação do seguro dependerão das coberturas exigidas e do tipo de veículo envolvido no sinistro: motocicletas e automóveis possuem diferentes documentos obrigatórios.

Normalmente, além do atestado ou declaração de residência da vítima, também são exigidos documentos pessoais como RG, CNH e CPF. Um projeto de lei declarando a primeira negligência médica e registros médicos também devem ser produzidos.

A vítima ou responsável também deve anexar todos os documentos médicos e dados bancários possíveis ao formulário de inscrição. Se o carro não relacionado com o acidente não for propriedade da vítima, deve ser fornecida uma declaração do proprietário.

Você encontra a documentação completa de cada modalidade de seguro diretamente no site da Seguradora Líder.

Como efetuar o pagamento do seguro DPVAT?

Os documentos necessários para a efetivação do seguro dependerão das coberturas exigidas e do tipo de veículo envolvido no sinistro: motocicletas e automóveis possuem diferentes documentos obrigatórios.

Normalmente, além do atestado ou declaração de residência da vítima, também são exigidos documentos pessoais como RG, CNH e CPF. A DPVAT 2022 cobrará taxas no início do ano, além de outros impostos e taxas relacionadas ao veículo, como IPVA e taxas de licenciamento.

Para pagar o seguro DPVAT, você só precisa seguir os calendários dos órgãos federais e pode pagar a primeira parcela ou parcela única do IPVA.

Os ingressos podem ser gerados diretamente no site da Seguradora Líder ou do Detran, dependendo do estado, e podem ser pagos em qualquer lotérica ou banco.

Para verificar o pagamento do DPVAT, basta utilizar a placa, RENAVAM (https://pt.wikipedia.org/wiki/Registro_Nacional_de_Ve%C3%ADculos_Automotores) e / ou chassis do carro para verificar o estado do veículo no site do DPVAT ou Detran.