Categories
Notícias

O que é o Senac? Veja agora mesmo tudo sobre a instituição!

Já ouviu falar do Senac e dos cursos oferecidos por essa instituição? É um dos programas mais famosos que auxiliam jovens e adultos do Brasil a encontrar um curso e um bom emprego. É semelhante ao Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Fazem parte do mesmo órgão elaborativo, portanto, é uma boa opção para quem gosta de algum curso oferecido.

A grande questão é que o Senai trabalha com a ideia de indústria, enquanto o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) trabalha com atividades referentes ao lado de aprendizado comercial, podendo abarcar diversas tarefas ao mesmo tempo. Estando ciente disto é que muitas pessoas escolhem aprender com a instituição.

Se deseja fazer algum curso na unidade, vamos aqui apresentar diversas informações importantes, que vão desde dados sobre a inscrição, até mesmo valores e quantidade de cursos oferecidos. E aí, vamos lá?

Como se inscrever no Senac?

Apesar de não ser uma tarefa muito complicada, a inscrição no SENAC deve ser feita de maneira rápida, sem que aconteça algum inconveniente, caso ocorra alguma dificuldade, pode entrar em contato com os organizadores.

Senac

De todo forma é necessário se apresentar em alguma das unidades com documentos e informações pessoais e mãos. O que será necessário é diferente para cada modalidade de curso, mas em suma, é importante que tenha em mãos:

  • Comprovante de renda;
  • RG e CPF;
  • Carteira de trabalho (em alguns casos);
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento;
  • Preencher uma ficha com seu nome completo e data de nascimento, além de outras informações que podem ser requeridas.

Depois de seguir os processos como será dito na instituição, basta finalizar o cadastro e esperar um pouco para saber o que conseguirá.

Que cursos são oferecidos no SENAC?

Como dito, é um local para aprender sobre atividades comerciais. A boa notícia é que possuem diversas áreas que podem ingressar, algumas bem famosas até. Além disso, também existem os senac cursos gratuitos que são oferecidos pela instituição.

Será possível para o estudante fazer um curso sobre Transações Imobiliárias, Designer de Interiores, Administração, Logística e Marketing. Poderá encontrar modalidades diferentes dependendo do local em que está, esses são apenas cursos que devem ser citados para que fique claro a quantidade de opções que são oferecidas.

De toda forma, quando estiver no Senac, poderá escolher livremente que curso deseja, a não ser, é claro, que esteja fazendo algum processo de Jovem aprendiz.

Jovem Aprendiz Senac

Geralmente o Jovem aprendiz neste programa será incumbido de trabalhos com valores administrativos, mas nada impede uma empresa de desejar um técnico em designer de interiores para sua empresa, dependerá do que ela realmente deseja.

O jovem aprendiz da instituição deverá cumprir um período de 4 horas diárias estudando ou na empresa. Algumas modalidades deixam que o aprendiz esteja parte da semana na empresa e a outra parte no Senac. Em ambos os locais esse aprendiz estará sendo avaliado e treinado para desempenhar as mais diversas funções.

Receberá também salário e possíveis benefícios de um trabalhador comum, como vale transporte e vale refeição. Algumas empresas podem não oferecer uma coisa ou outra, mas sempre existem aqueles itens que são obrigatórios.

Além disso, ao assinar o contrato, deverá ter os benefícios como 13° e outros na sua carteira de trabalho, assim poderá estar fazendo um curso e aprendendo mais sobre o mercado.

O Senac é um local muito eficiente para que estudantes consigam experiência profissional e ainda estudem sobre diversos temas. Não é aplicado apenas a jovens aprendizes, todos os cursos oferecidos treinam as pessoas de lá para isto.

Existem professores capacitados que podem fazer completa diferença na hora da contratação. Ensinaram tudo que o aluno deve saber sobre o mercado para o curso que foi escolhido, e um diploma que prove a conclusão de algum dos cursos pode ser extremamente bem visto por diversas empresas.

Para ser mais especifico em alguma profissão é o Senac pode ser de grande ajuda, afinal, alguns cursos podem demorar cerca de 2 anos (tempo comum para técnicos), então, principalmente se for um jovem aprendiz, deve ficar satisfeito com o que será passado.

Na maior parte do tempo, as atividades que exercerá dentro da empresa irão aumentar de complexidade gradativamente, o que é algo bom para o aprendizado, portanto, esteja ciente que será muito importante seu comprometimento.