Juiz de Fora, Novembro de 2012  Ano XX - Nº.251

Paulistas vencem 17º Concurso NACIONAL DE PIANO ARNALDO ESTRELLA

Maria Isabel de Sousa Santos, diretora-presidente do Pró-Música/UFJF, ladeada pelos jurados.
Maria Isabel de Sousa Santos, diretora-presidente do Pró-Música/UFJF, 
ladeada pelos jurados.

Entre os 20 inscritos de várias partes do país, dois paulistas voltaram para casa como os vencedores do 17º Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella. A pianista Silvia Carvalho Molan, de 22 anos, natural de Jaú (SP), foi o grande destaque do evento e conquistou o primeiro lugar da primeira faixa (até 35 anos). Na segunda categoria (até 21 anos), o vencedor foi Lucas Santos Gonçalves, de 20 anos, nascido em Cubatão (SP).

Ambos receberam a orientação do professor Eduardo Monteiro durante o bacharelado em piano realizado na Universidade de São Paulo (USP). Silvia, que atualmente aprimora os estudos com Luciana Sayure, executou obras de Bach, Rachmaninov e Villa-Lobos na primeira prova e Beethoven, Chopin e Scribian na segunda. Lucas optou por Bach, Czerny e Villa-Lobos na classificatória e Haydn, Chopin e Granados na final. Lucas foi escolhido, ainda, como o melhor intérprete de Bach na sua categoria.

Finalistas do Concurso Nacional de Piano
Finalistas do Concurso Nacional de Piano

O Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella, promovido a cada dois anos por Pró-Música/ UFJF, foi realizado nos dias 20 e 21 de outubro. No total, foram destinados R$ 6,5 mil em prêmios às melhores performances ao piano (ver quadro).

Criado em 1980, o Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella tem revelado talentos ao país. Esta conquista deve-se aos rígidos critérios adotados para a escolha dos vencedores, garantindo total isenção dos jurados. Ao receber pianistas de todo o país, o evento proporciona, ainda, o intercâmbio entre os candidatos. Ao longo dos 32 anos de trajetória, o concurso mantém o objetivo de contribuir para a divulgação da música de concerto e de seus bons intérpretes.

Confira a relação de vencedores:

1ª FAIXA(até 35 anos)

  • 1º lugar – Sílvia Carvalho Molan
  • 2º lugar – João Elias Soares
  • Melhor Intérprete Peça Brasileira – Laís Lídia Frey
  • Melhor Intérprete Bach – João Elias Soares

2ª FAIXA (até 21 anos)

  • 1º lugar – Lucas Santos Gonçalves
  • 2º lugar – Andrei Liquer e Ramon Theobald Seabra da Cruz
  • Melhor Intérprete Peça Brasileira – Ramon Theobald Seabra da Cruz
  • Melhor Intérprete Bach – Lucas Santos Gonçalves
Desenvolvido por Crystiam Kelle