Categories
Saúde

Captril Bula – Depressão – O que é? Como tratar? Confira!

A depressão é uma doença mental grave que pode interferir na vida de uma pessoa, mas ela pode ser tratada com soluções naturais, tais como o Captril Bula.

Pode causar sentimentos graves e duradouros de tristeza, desesperança e perda de interesse em atividades anteriormente apreciadas.

Também pode causar sintomas físicos de dor, alterações no apetite e dificuldade para dormir.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) descobriram que quase 10% dos adultos com idades entre 40 e 59 anos sofreram de depressão entre 2009 e 2012.

No entanto, apesar da prevalência de depressão, nem sempre é fácil identificá-la.

Os sintomas e as causas da depressão podem variar muito de uma pessoa para outra.

O gênero também pode influenciar o motivo pelo qual uma pessoa é afetada pela depressão e como ela se sente a respeito.

A depressão é um transtorno mental caracterizado principalmente por um baixo humor e sentimentos de tristeza, associados a alterações de comportamento, nível de atividade e pensamento.

É uma das patologias mais frequentes na Atenção Básica e é a principal causa de cuidados psiquiátricos e incapacidades decorrentes de problemas mentais.

Aparece com mais frequência em mulheres e em pessoas com menos de 45 anos de idade.

O tratamento com psicofármacos e / ou psicoterapia, na maioria das vezes, alivia parcial ou totalmente os sintomas.

Uma vez superados os sintomas da depressão, será aconselhável continuar com o tratamento antidepressivo pelo tempo necessário para evitar possíveis recaídas.

Em alguns casos, o tratamento deve ser prolongado por toda a vida.

Captril Bula – Quais são os sintomas da depressão?

Captril Bula

Os principais sintomas da depressão são tristeza patológica, perda de interesse e da capacidade de desfrutar e uma diminuição da vitalidade que limita o nível de atividade e produz fadiga exagerada, que aparece mesmo após pequenos esforços.

Além disso, outros sintomas podem aparecer, como sentimento de culpa ou incapacidade, irritabilidade, pessimismo sobre o futuro, ideias de morte ou suicídio, perda de confiança em si mesmo ou nos outros, diminuição da concentração e memória, inquietação, distúrbios do sono e diminuição do apetite e libido, entre outros.

Os sintomas mais comuns são:

  • Tristeza patológica.
  • Perda de interesse.
  • Diminuição da vitalidade.
  • Cansaço exagerado. [/su_list]

Captril Bula – Tipos de depressão

Captril Bula

As depressões podem ser classificadas de forma simples em 3 tipos. A depressão maior tem origem mais biológica ou endógena, com maior componente genético e menor influência de fatores externos.

Pode aparecer de forma recorrente e, em alguns casos, está relacionada com a estação do ano.

Em contraste, ocorre a depressão reativa, causada pela má adaptação a circunstâncias ambientais estressantes.

Distimia, anteriormente conhecida como neurose depressiva, que se caracteriza por um quadro depressivo de menor intensidade que os anteriores, de evolução crônica (mais de dois anos), sem períodos assintomáticos e com sensação de incapacidade e somatizações.

O último tipo de depressão parece estar mais relacionado à personalidade e ao estresse prolongado.

Por fim, existe um tipo de depressão denominada mascarada, que ao invés de se manifestar com os sintomas já citados, surge como desconforto orgânico -somatizações- ou mudanças de comportamento.

Quais são as causas da depressão?

Captril Bula

Com exceção de alguns casos de depressão associada a doenças orgânicas (doença de Parkinson, tuberculose, etc.), a depressão é geralmente produzida pela interação de certos fatores biológicos:

  • alterações hormonais, alterações nos neurotransmissores cerebrais, como serotonina, norepinefrina e dopamina, componentes genéticos, etc.
  • com fatores psicossociais (circunstâncias estressantes na vida afetiva, profissional ou de relacionamento);
  • personalidade (especialmente, seus mecanismos de defesa psicossocial.
  • [/su_list]

Como a depressão é diagnosticada?

Encontrar-se com um humor mais triste ou abatido não é suficiente para um diagnóstico de depressão.

Para isso, é necessário que a intensidade dos sintomas, a sua duração (pelo menos 2 semanas) e a incapacidade que geram, sejam de natureza suficiente para afetar o funcionamento normal ou adequado da pessoa.

Entrevista de diagnóstico: Descartar doenças orgânicas por meio de: testes diagnósticos e avaliação de outros especialistas.

Captril Bula – Como a depressão é tratada?

Captril Bula

O tratamento ideal para a depressão dependerá das características específicas do subtipo de depressão e será, como sempre, personalizado, por isso uma relação médico-paciente adequada é essencial.

Basicamente, o tratamento consiste em psicoterapia e farmacoterapia.

Com a psicoterapia, segurança, confiança, compreensão e apoio emocional são oferecidos; tentativas são feitas para corrigir pensamentos distorcidos.

O caráter temporário é explicado e a situação é desdramatizada; consegue-se a participação do paciente no processo de cicatrização e, por fim, são ensinados a antecipar possíveis recaídas.

Como tratamento farmacológico, são utilizados antidepressivos, ansiolíticos e outras drogas adjuvantes, como hormônios tireoidianos, carbonato de lítio ou psicoestimulantes.

Por fim, o tratamento eletroconvulsivo, que é realizado em algumas circunstâncias (depressão maior grave em adultos, depressão resistente), sob controle anestésico e relaxamento muscular.

É uma técnica segura e seus efeitos colaterais na memória são geralmente leves e transitórios.

Por razões operacionais, econômicas e sócio-culturais, é reservado para indicações muito específicas.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu feedback nos comentários!